10 Dicas para uma Sessão de Fotos Infantil de Sucesso

10 Dicas para uma sessão de fotos infantil de sucesso

Conseguir uma boa foto da família toda reunida muitas vezes é uma tarefa um tanto complicada — para não dizer uma “missão quase impossível”. Além de conseguir que todo mundo participe, há tantas outras coisas a se considerar. Se você ainda não possui o contato de um profissional, a sua tarefa começa com uma longa pesquisa pelo melhor fotógrafo profissional na sua cidade. E logo você descobre que as alternativas são quase infinitas! Mas siga em frente e procure com calma. Depois de pesquisar e encontrar o fotógrafo mais adequado para a tarefa “quase impossível”, você marca a sua sessão. E agora? O que você deve fazer? O que deve vestir ou levar contigo para a sessão? Como se preparar para que tudo saia perfeito?

Pelo o que eu aprendi após 10 anos de experiência fotografando famílias e crianças em diferentes lugares do mundo, pude juntar as 10 Melhores Dicas de Fotografia sobre como se preparar para ter uma sessão de fotos de sucesso com crianças e a família inteira.

 

Encontre um fotógrafo adequado ao seu estilo e orçamento

Os retratos da sua família irão enfeitar as paredes e porta-retratos da sua casa por uma vida inteira. Só isso é razão suficiente para que você simplesmente adore olhar para estas imagens! Há milhares de fotógrafos por aí para escolher. Para facilitar, quando estiver procurando pelo profissional mais adequado, não deixe de considerar algumas questões. Você realmente gosta do trabalho deste fotógrafo? O serviço dele caberá no seu orçamento? O portfólio de imagens dele possui o estilo que você procura para as fotos da sua família? Tirar fotos com a família pode ser um evento muito divertido. Por isso, começar o processo confiando no trabalho do seu fotógrafo e com a certeza de que a sessão estará dentro do seu orçamento ajudará a garantir o seu sucesso!

 

Escolha a melhor hora para a sua família

Nós fotógrafos adoramos os fins de tarde, aquela hora mágica quando o sol está quase se pondo no horizonte. É um momento lindo. Para aqueles que costumam madrugar, as primeiras horas do dia podem ter a mesma magia, quando o sol surge reluzente no horizonte. Se você estiver pronto para uma sessão de fotos pela manhã, eu também estarei!

Famílias, especialmente as crianças, possuem diferentes relógios biológicos com relação ao sono, além de horários para sonecas e para se alimentar. Para obter os melhores resultados, eu acho vital perguntar aos meus clientes qual a(s) hora(s) do dia em que seus filhos(as) estão mais felizes, ou seja, a que horas eles costumam estar de melhor humor. É muito estressante para os pais quando a criança já cansada não se sente bem e não quer cooperar. Por isso, se a melhor hora para a sua família for meio-dia, quando o sol está mais forte, sem problemas! Encontraremos uma área na sombra para fotografar a sua família ou escolha um fotógrafo que possa trabalhar de acordo com os horários das suas crianças e da sua família.

 

Todo mundo deve estar de barriguinha cheia

A família inteira deve se alimentar antes de ir para a sessão de fotos, incluindo mamãe e papai. Quando estou com fome a última coisa que quero é sorrir para a câmera. Se todo mundo chegar para a sessão de fotos bem alimentado será bem mais fácil relaxar e se divertir durante todo o processo. Sem dúvida nenhuma, toda essa felicidade irá aparecer nas suas fotos!

 

É um grande dia, esteja preparado!

Trate a sua sessão de fotos com a família como se fosse o dia do seu casamento. Você estará colocando muito do seu tempo, energia e dinheiro nessas fotografias. Vamos garantir que seja um sucesso! Escolha as roupas que irá usar e prove-as com antecedência, para que não haja imprevistos de última hora. Eu já tive clientes que no último minuto descobriram que a roupa que iriam vestir não servia mais, precisava de reparos ou estava na lavanderia! Eu sempre recomendo às famílias provar as roupas que irão vestir uma semana antes da sessão de fotos para evitar este tipo de problema.

 

Escolha roupas que se complementam

Eu sou mãe, por isso acho que posso dizer isto: mamãe, escolha a sua roupa primeiro! Escolha as peças de roupa que você se sinta linda usando-as. Quando você se sente bem, isso acaba ajudando todo mundo a se sentir bem também. A partir daí, escolha a roupa que o papai irá vestir e depois as roupas das crianças. Escolher peças de roupas que tenham cores ou tons similares ajudará a criar uma unidade entre vocês nas imagens.

 

Escolha um local seguro e nunca lotado

Quando crianças pequenas estão envolvidas, o local é um fator importante. Eles podem facilmente se meter em encrencas — correr e mergulhar no mar ou pular em uma poça de lama em questão de segundos. Durante uma sessão de fotos recente, em Itacoatiara, uma das praias oceânicas de Niterói, o mar estava tão revolto e agitado naquele dia próximo ao Morro do Costão (canto esquerdo da praia) que não havia espaço suficiente na areia. Mas, tudo o que as crianças queriam fazer era correr na direção do oceano para brincar na água, mesmo sendo perigoso.

Eu recomendo selecionar uma praia calma se o seu(a) filho(a) já for capaz de andar solto por aí. Durante os finais de semana eu recomendo evitar locais muito lotados, especialmente se sua família for maior que quatro pessoas. Fotografar uma criança ou algumas outras pode não ser tão viável em locais muito lotados. Se caso um local mais cheio for importante para a história da sua família, talvez marcar a sessão de fotos em dia de semana pode ser uma boa alternativa.

 

Traga estes itens importantes para a sua sessão de fotos

Como toda mãe sabe, quando se tem crianças, acidentes podem acontecer! Há sempre uma bebida para derrubar, uma poça d’água que não se pode evitar ou algo grudento e melequento que insiste em agarrar na roupa. Abaixo, uma rápida lista de itens essenciais para levar a uma sessão de fotos:

  • Peças de roupas extras;
  • Lenços umedecidos;
  • Toalha de banho ou de rosto;
  • Lanchinhos;
  • Água;
  • Música ou vídeo favorito da criança;
  • Brinquedo favorito;
  • Brinquedos de madeira ou antigos.

 

Pequenos subornos são bem vistos

Sejamos honestas, as Mães são as únicas pessoas que realmente amam sessões de fotos! Nós amamos ter imagens lindas de nossos filhos(as) para decorar o lar ou dar de presente aos avós e parentes próximos. Crianças, por outro lado, preferem ficar correndo e brincando. Os Pais, ao invés, irão preferir assistir à TV ou jogar seu esporte favorito. Às vezes, um incentivo faz toda diferença, especialmente se as crianças forem um pouco mais velhas. Eu pago à minha filha, R$ 1,00 a cada 10 minutos de foto ou prometo levá-la tomar sorvete quando a sessão terminar. Sempre funciona e todo mundo fica feliz!

 

Mantenha a mente aberta

Às vezes, as melhores imagens são captadas quando as famílias e as crianças não estão olhando direto para a câmera. Algumas das imagens mais autênticas surgem quando as crianças estão interessadas no que está ao redor delas. Eu amo captar imagens de quando a criança parece estar curiosa ou investigando alguma coisa. Imagens mais sérias e ingênuas podem ser tão lindas quanto as imagens delas sorrindo. Estar aberto à tudo isso irá criar uma variedade de recordações visuais para escolher!

 

Planeje chegar cedo

De novo, planeje como se fosse o dia do seu casamento. Por que não estar com tudo pronto pelo menos um dia antes? Acabe com todo o estresse e permita-se tempo suficiente para chegar com antecedência. Eu descobri que apressar tudo pode mudar drasticamente a energia e o humor de todos envolvidos. Chegar um pouco adiantada te dá a chance de lidar com detalhes de última hora, como ajeitar aquela mecha rebelde de cabelo ou uma disputa boba de brinquedo.

Eu desejo que a sua sessão de fotos profissional se transforme em uma linda memória familiar. E espero que as minhas dicas te ajude tanto como já ajudou muitos(as) dos(as) meus(as) clientes. Com um pouco de pesquisa e preparação, a sua sessão de fotos resultará nas lindas fotografias que você sempre sonhou.

 

Estou muito feliz que você tenha encontrado nossas 10 Dicas para uma Sessão de Fotos Infantil de Sucesso. Sinta-se à vontade para checar a nossa galeria e outras postagens incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *