Book Fotográfico

Principais razões para fazer um Book Fotográfico

Álbum de fotos e imagens impressas são as recordações impressa de suas memórias mais especiais!

Book Fotográfico e Imagens Impressas

O Book Fotográfico é uma recordação impressa atemporal de suas memórias mais importantes e dos momentos mais especiais da sua vida. Mais que isso, ao folhear um álbum de fotografias, sejam elas fotos da família, do seu casamento, dos seus filhos ou até de uma viagem inesquecível, é como se transportar de forma instantânea para esses momentos em um passe de mágica, e toda aquela memória afetiva voltar à tona — em um virar de página.

Álbuns fotográficos são uma maneira singela de exibir as suas fotos na forma impressa, para que se possa folhear, expôr, presentear e até dividir com entes queridos suas tão preciosas memórias. A fotografia por si só carrega uma história, e ao visualizá-la vamos recompondo nossas memórias com relação àquela imagem. Sem falar que álbuns de fotografia podem se tornar verdadeiros objetos de herança que podem ser passados de geração em geração, recontando histórias e fazendo com que os familiares revivam todas as emoções ali presentes nessas imagens.

Além disso, álbuns de fotografia são uma bela forma de guardar e manter suas fotos seguras e protegidas. Dito isso, me diga uma coisa. Você já ficou completamente desapontada ao levar suas fotos digitais tiradas por um fotógrafo profissional para imprimir e quando foi pegá-las para pendurar na parede nem pareciam as mesmas imagens?

Book Fotográfico

Você não é a única e nem será a última. Deixe-me contar uma história do ponto de vista da fotógrafa:
Era uma vez, em um passado nem tão distante assim, uma fotógrafa que tirou lindas imagens durante um ensaio fotográfico de uma cliente e lhe entregou os arquivos das fotos digitais. Quando foi visitá-la em sua casa em uma outra ocasião, se deparou com as fotografias que tirou e editou com tanto esmero e dedicação penduradas na parede da casa de sua cliente e quase se debulhou em lágrimas ali mesmo.

Sabe por quê?

Ela, como eu, gastou horas e horas para primeiro captar estas imagens e depois para editá-las, e a cliente as imprimiu em uma copiadora qualquer. As fotos ficaram horríveis! A qualidade de imagem não representava o trabalho da fotógrafa e todo o tempo que gastou para criá-las!

O que todo mundo precisa entender, é que a fotografia profissional é um trabalho artístico. É pura arte em expressão. É algo em que a pessoa dedica uma quantidade significativa de tempo e dinheiro ao criar. Por esta razão, quando decidimos imprimir este trabalho devemos procurar fazer da melhor forma possível.

Foto Impressa X Imagem Digital

O propósito da imagem digitalizada é simplesmente comprimir imagens e ter um local para armazená-las por tempo limitado. A intenção nunca foi transformar a imagem digital em uma forma de transferir fotografias profissionais aos clientes.

Mesmo assim, alguns fotógrafos, para não dizer a sua grande maioria hoje em dia, acabarão vendendo, eventualmente, de uma maneira ou de outra, suas imagens digitais a preços diferenciados.

Eu sempre incentivei meus clientes a fazer books fotográficos de suas imagens. É a minha forma de ser mais coerente com o meu trabalho e encorajar as famílias à experiência de reviver suas memórias de forma impressa, em um mundo real e palpável, fora do mundo digital.

Book Fotográfico

Recentemente, uma de minhas clientes recebeu seu álbum de fotos que mandei imprimir em um laboratório que confio bastante e que costumo usar sempre. Assim que recebeu o seu book de fotos, ela fez questão de me telefonar deixando uma mensagem emocionada de agradecimento na minha caixa de mensagem dizendo que sua filha já está completando 2 anos e que ela nunca teve tempo para imprimir nenhuma das suas fotos, e que este álbum reaveu suas mais ternas memórias. Ela simplesmente amou o seu Book Fotográfico profissional.

E não é só isso, há algumas outras razões para que você considerar imprimir suas fotos ao invés de guardá-las apenas como arquivos de imagens virtuais:

  1. Vendendo imagens digitais aos clientes a chance de todas essas imagens serem impressas é mínima, a maioria delas nunca serão impressas. Muita gente recebe seus arquivos de imagens digitais, acabam postando nas redes sociais e pronto, ficam ali perdidas no mundo digital sem sequer serem vistas novamente. Você pode até ter a intenção de imprimi-las, mas é bem capaz delas ficarem armazenadas em um CD, pendrive ou em seu HD sem que nada seja feito por anos.
    Imagine que você tenha encontrado o fotógrafo perfeito, que ele tenha tirado fotos incríveis e você tenha guardado estas imagens em um pendrive dentro de uma gaveta qualquer para imprimi-las depois. O problema é que você é uma mãe ocupada e/ou trabalha muito e sempre se esquece de mandar imprimi-las… Então, anos se passam… E o seu(a) filho(a) hoje tem 10 anos e até hoje nunca viu suas fotos de bebê. Como teria sido maravilhoso para ele(a) se pudesse ter convivido com essas fotos nas paredes ou em porta-retratos todos esses anos? Por que você guardaria essas fotos por tanto tempo sem que elas pudessem ser apreciadas por toda a família? Este é o problema dessa nossa geração digital. Nós estamos acostumadas a ter milhões de fotos em nossos smartphones e computadores, mas quase nada impresso.
  2. Fotógrafos sabem que a qualidade de imagem nem sempre são preservadas e que na maioria das vezes essas imagens sofrem com más impressões ou de qualidade inferior, o que acaba refletindo negativamente no trabalho deles. Imagine este cenário:
    Você investiu uma tarde inteira pesquisando no Google as melhores fotógrafas no Rio de Janeiro. A fotógrafa escolhida gastou horas tirando e editando suas fotos para lhe entregar as imagens perfeitas. Se você levar estas fotografias para serem impressas em uma copiadora qualquer, que não seja especializada neste tipo de trabalho ou que não tenha os equipamentos ou profissionais especializados neste tipo de serviço, a qualidade da imagem e suas cores sempre acabarão se perdendo, e você ficará com fotografias nem tão artísticas como as originais.
    Por outro lado, comprando fotografias de alta qualidade diretamente do seu fotógrafo, você tem a garantia de estar levando o melhor produto. Com toda a certeza, o seu fotógrafo irá escolher o melhor laboratório profissional de sua confiança e entregar-lhe as melhores fotografias já impressas e prontas para serem penduradas ou expostas ao chegar na sua casa — ou ainda melhor, em um lindo Book Fotográfico.
  3. CDs e USBs às vezes podem ser danificados, perdendo todos os arquivos permanentemente. Quantas vezes um CD foi riscado e nunca mais pode ser aberto perdendo todos os arquivos nele contidos? Isso acontece o tempo todo! E mesmo que você seja um fotógrafo e use unidades de USB, eles não são infalíveis. Com a tecnologia mudando o tempo todo rapidamente, por que arriscar não poder acessar essas imagens daqui a alguns anos? É sempre melhor ter suas fotos impressas de maneira profissional para evitar estes piores cenários.
    Uma das razões por optar por fotos digitais pode ser o fato de poder armazená-las primeiramente de forma digital, para depois decidir o que fazer com elas. Se for este o caso, recomendo que você use opções de armazenamento na NUVEM para armazenar suas imagens, como os serviços oferecidos pelo DROPBOX, Google Drive ou iCloud.
Book Fotográfico

Book Fotográfico

Apesar de todos esses conselhos, muita gente ainda prefere arquivos de imagens digitais ao invés de fotos impressas em alta qualidade por várias razões diferentes, e tudo bem, não tem nada de errado nisso. Afinal, a escolha é sua!

Meu último conselho, certifique-se antes com sua fotógrafa se ela oferece álbuns e fotos impressas. Garanto que você não vai se arrepender se comprar um álbum de fotos de sua família exclusivo e de qualidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *