10 Dicas de Sucesso para um Ensaio Infantil – Sessões de Fotos Profissionais com Crianças

Você acha que já passou da hora de tirar umas fotos profissionais dos seus filhos(as)? Ou melhor, você já pensou em contratar um profissional para contar a historia de sua família, atravez de lentes profissionais?

Confesso que de vez em quando, é maravilhoso tercerizar esta tarefa!! rsrsrsrs

Sabe por quê? Mesmo que você tenha uma excelente câmera DSLR e saiba bater excelentes fotos. Existe algo MÁGICO que acaba ficando impresso em fotos bem tiradas por profissionais experientes. Fotos que voce vai querer pendurar em sua parede, ou fazer albums para eternizar aquele momento especial.

Eu dou o meu melhor para captar momentos importantes da infância da minha filha, no dia-a-dia com meu iPhone, e de vez em quando com a minha câmera profissional, mas nem sempre consigo… pois falta tempo ou tenho outros compromissos, ou ela fica doente… enfim as razōes são inúmeras!!!

Sendo uma fotografa profissional, eu capto lindas imagens dela, sem duvidas, mas juntar a família toda e me incluir nas fotos é uma tarefa bem dificil, praticamente impossível!!! Já me arrumei toda para tentar sair em algumas fotos quando fiz ensaios dela… mas desisti, pois nunca dá certo.

Quem ja fotografou comigo ou com outros fotógrafos sabe muito bem que um ensaio infantil ou um ensaio em família com crianças pequenas pode ser um grande desafio! O fotografo tem que ter muito jogo de cintura e trabalhar duro para conseguir fotos lindas! Eu quando chego em casa, após fotografar um ensaio, parece que vim de uma aula de cross-training: suada, maquiagem borrada, roupa suja com terra e folhas, areia grudada nas pernas e braços, roupa molhada da agua do mar e morta de cansada!!! Imagina como eu nao sairia na foto!! rsrsrsrs

Por isso resolvi que uma vez ao ano quero um ensaio fotográfico em que eu nao tenha que me preocupar com nada, apenas com minha aparência e os looks para sair bem na foto, ne? O resto deixo para o profissional! E isso é ótimo!

Por esta razão, aqui vão 10 dicas para garantir que a sua próxima sessão de fotos infantil ou em família seja um enorme SUCESSO:

BLOG2

 

 

1. ENCONTRE O(A) PROFISSIONAL CERTO(A)

Peça referência aos amigos que tenham filhos. Na maioria das vezes, o popular “boca-a-boca” é a melhor maneira de encontrar um(a) bom(a) fotógrafo(a) de família. (Pode confiar no que eu digo, nem todos os(as) fotógrafos(as) são iguais na sua forma de trabalhar.) Você deve escolher alguém que seja divertido e cativante, e que seja capaz de arrancar um sorriso natural do seu(a) filho(a) com facilidade.

Ao visualizar o portfólio online do(a) fotógrafo(a) escolhido(a), certifique-se de que ele(a) tenha uma enorme sessão só sobre crianças. Tente observar com atenção o estilo dele(a) para garantir que combina com o seu, ou com aquilo que você deseja.

Por exemplo, quando eu mesma contratei um fotógrafo profissional para fazer fotos da minha filha, queria alguém que fosse capaz de captar momentos dela brincando ou se divertindo naturalmente, mas também queria alguém bom o suficiente para tirar lindas fotos posadas (assim os avós ficariam felizes também). É importante que o(a) profissional seja bastante versátil ao tirar vários tipos de fotos, mas tenha uma certa consistência no seu estilo.

2. PREFIRA UM HORÁRIO PELA MANHÃ

As crianças costumam ser mais colaborativas e bem humoradas no início do dia, quando estão carregadas de mais energia. Tire vantagem desta oportunidade de ter seus rostinhos de aparência fresquinha e comportamento repleto de bom-humor.

*Só para lembrar: Os horários marcados na praia são geralmente feitos à tarde, duas horas antes do pôr do sol ou logo ao nascer do sol. Por isso, tenha certeza que se voce optar por um ensaio na praia pela manha, de que vocês sejam pessoas diurnas! :)

NOTA:

Faça uma pequena pesquisa sobre a Arte da Fotografia e você vai aprender rapidinho sobre a “Golden Hour” ou “horário dourado”. Basicamente, fotos tiradas sob a luz indireta costumam ter uma profundidade ainda melhor. Fotos tiradas em pleno sol forte do meio-dia exijem que o fotógrafo(a) tire as fotos em “sombra aberta”, o que também funciona, mas é mais limitado.

3. ESTEJAM AMBOS BEM ALIMENTADOS

Não dispense um bom café da manhã, procure se alimentar bem antes de colocar as suas melhores roupas para a sessão de fotos, e considere oferecer lanchinhos que não façam muita sujeira durante o tempo que permanecerem dentro do carro a caminho da sessão de fotos — algo que eles possam colocar na boca por inteiro, que não lambuse, escorra ou os encha de migalhas. Não há nada mais difícil que tentar arrancar um sorriso de uma criança faminta, mal-humorada e toda lambusada. E pior que isso… uma MÃE faminta pode até superar seus filhos. Então lembre-se, não ignore o café-da-manhã; tente comer junto com seus filhos!

4. EVITE ROUPAS QUE NÃO COMBINAM ENTRE SI

Coordenar as peças de roupas pode ser difícil. Embora eu já tenha presenciado algumas vezes combinações que tenham dado certo, não sou muito fã de crianças vestindo exatamente as mesmas peças o tempo todo. Eu, pessoalmente, gosto de designers que oferecem coleções que seguem uma paleta de cores similares em múltiplos estilos diferentes. Dessa forma, você garante que seus filhos estejam combinando sem parecer exagerado.

Um exemplo claro disso é misturar padrões de estampas florais com listras ou bolas, mas optar pelas mesmas cores ou tons parecidos. Cores análogas também funcionam, como os tons de verde e vermelho ou alaranjados. Cores lisas puxando uma ou outra cor dos estampados também é uma excelente opção. Cores mais apagados como beiges e cinzas, ficam legais para um look mais vintage. O branco funciona com dias ensolarados e ambientes naturais e coloridos. Já o preto e contrastes de claro-escuro funcionam para fotos em PB. Eu evitaria o preto para as crianças a não ser que o look ou cenário combine.

As lojas cariocas FÁBULA, linha infantil da FARM e a MINI DRESS, linha infantil da DRESS TO, brincam muito com suas coleções dessa maneira − misturando padrões de estampas divertidas. HM e Matilda Jane são outras opções.

fabula

HandM

mini-dress

MatildaJane

5. DEIXE QUE A CRIANÇA MOSTRE O SEU PRÓPRIO ESTILO

Sim, eu sei. Você já está pagando MUITO pela sessão de fotos, e quer que tudo saia PERFEITO — não queria arriscar. Mas, confie em mim. Não precisa sair correndo para o shopping para comprar roupas novas apenas para a sessão de fotos, talvez você já tenha peças no guarda-roupa que possam funcionar.

Você mesma pode brincar de CRIAR coleções escolhendo o TEMA que melhor se adequar à sua família, e depois deixar que a criança escolha a PEÇA DE ROUPA que combina com o estilo dela.

Se seu filho é apaixonado pelo homem aranha e sua filha pela princesa Elza, do filme Frozen, deixem eles vestirem as fantasias, mas apenas no final do ensaio. Se usarem elas no inicio da sessão, corremos o risco de causar um drama na hora da troca de roupas!!

Por vezes, tentar forçar uma peça de roupa que eles não se sintam confortáveis, ou que não sejam o que estão acostumados a usar, pode causar uma confusão desnecessária. Você não vai querer que essa atmosfera transpareça nas fotos, afinal a meta aqui é captar a verdadeira personalidade do(a) seu(a) filho(a).

6. LEMBRE-SE QUE OS OLHOS SEGUEM A CÂMERA

Por favor, NÃO traga a sua câmera pessoal para tirar suas próprias fotos durante a sessão com o(a) profissional. É tentador tentar tirar algumas fotos com o seu telefone para postar nas redes sociais, enquanto as crianças estão incríveis em suas poses. Por favor, não faça isso. No minuto que você pegar a sua câmera ou celular, você irá distraí-los. Ao invés de olhar diretamente para o fotógrafo, eles passarão a olhar para você. Tire fotos antes, ou depois da sua sessão de fotos.

7. TENTE FICAR AFASTADA

Se você fez o seu dever de casa e conseguiu escolher o seu fotógrafo(a), você vai ser capaz de assistir quieta à sessão de fotos, sem atrapalhar ou se intrometer demais. Em outras palavras, permita que o(a) fotógrafo(a) assuma o controle da situação. Se você ficar, constantemente, pedindo que a criança sorria ou se comporte bem, você vai estar tirando a autoridade do(a) fotógrafo(a). Deixe que ele(a) faça o trabalho dele(a). Afinal, é para isso que você está pagando.

Um(a) bom(a) fotógrafo(a) sabe como controlar a situação e distrair as crianças da forma correta. Talvez ele(a) tire algumas fotos de brincadeira para depois fazer lindas outras poses, o tempo todo mantendo a calma. Uma outra coisa, eu sei o quanto é tentador, mas tente não pedir para ver as fotos na tela da câmera durante a sessão. Os(as) fotógrafos(as) costumam fazer coisas maravilhosas ao processarem suas fotos. Este tipo de “preview” é como pedir para ver uma pintura enquanto não está pronta. E ainda pode arruinar toda a “magia” no meio da sessão!

8. TRAGA UM PACOTE DE LENÇOS UMEDECIDOS

Ser mãe exije estar preparada para as maiores emergências. Traga um pacote de lenços umedecidos para limpar o rosto, mãos sujas e outros contra-tempos de última hora. Os detalhes são muito importantes!

9. SUBORNE-OS(AS) PARA QUE SE COMPORTEM

Sim, eu sei, que coisa horrível de se dizer. Mas, o suborno aqui é permitido e muito eficaz. Pense comigo: a última coisa que uma criança quer fazer em uma linda manhã de verão é ficar ali parada fazendo poses para fotos. Você vai querer GARANTIR que a sessão saia PERFEITA, afinal você investiu tanto nessa aventura — seu tempo, talvez roupas, o(a) fotógrafo(a), e ainda tem as impressões depois de tudo isso. Portanto, pense com carinho sobre o assunto.

Eu realmente acho que o investimento adiantado vale à pena. Não há problema algum em prometer algo aos seus(as) filhos(as) para que eles se comportem bem durante o ensaio. Quem sabe até, pagar uma parte adiantada, e a outra depois que a sessão terminar. Claro, você decide o que vai prometer, dinheiro, doces, um passeio, seja o que for atraente a eles(as). Ah, ajuste o prêmio de acordo com a idade do seu filho(a).

10. MANTENHA A MENTE ABERTA

Stella-share-47

Vá para a sessão de fotos de mente aberta. Dê total liberdade artística ao(a) fotógrafo(a) para que ele(a) possa ser capaz de expressar a sua criatividade por inteiro. Deixe que ele(a) sugira os locais externos, mesmo que você se sinta apreensiva ou lhe parecer estranho.

Muitas vezes, a experiência do(a) fotógrafo(a) em fazer fotos em alguns locais faz toda a diferença. Você pode não achar nada demais na simples rua de paralelepípedo próxima à sua casa, repleta de árvores e flores secas caídas no chão sujo. Mas acredite, você poderá se surpreender com o resultado da foto, e esta acabar sendo uma de suas favoritas. Muitas vezes, o olhar de um(a) bom(a) profissional faz toda a diferença, ele(a) é capaz de fazer verdadeiras transformações mágicas em locais que você nem imaginaria — a verdadeira beleza se esconde na simplicidade e na riqueza dos detalhes.

O importante é ele(a) conseguir captar a verdadeira essência da criança e isso ficar completamente visível nas fotos. Confie no(a) profissional, eles(as) podem fazer um trabalho MARAVILHOSO se puderem deixar fluir toda a sua a criatividade durante as sessões externas.

BÔNUS: TIRE PELO MENOS UMA FOTO COM SEUS FILHOS

Bia-Julia-Compartilhar-34

Sim, talvez você não queira aparecer nas fotos. E ninguém está dizendo para você colocar a foto em um porta-retrato na estante da sua sala de estar. Mas seja honesta consigo mesma. Quantas fotos você tem de si mesma com seus filhos?

Eu sei, por experiência própria, que esta é uma das enormes dificuldades entre as mães. Eu mesma tenho uma enorme quantidade de fotos da minha filhota, e apenas uma ou outra foto junto dela. Isso porque na maior parte do tempo estamos atrás das câmeras. Então, tire vantagem da situação! Você pode se sentir desconfortável no início, mas vai ficar muito agradecida e bastante surpresa quando olhar a foto e ver que ficou linda.

9 ideias sobre “10 Dicas de Sucesso para um Ensaio Infantil – Sessões de Fotos Profissionais com Crianças

  1. Raquel Siqueira

    Olá Daniela,

    Eu gostaria de ter informações sobre os valores dos books para minha filha. Ela tem 3 aninhos.

    Muito obrigada desde já,

    Raquel Siqueira.

    Responder
  2. Cassiana

    Boa Noite
    Tenho um bebê de 3 meses e estou pesquisando o valor do book ,e como funciona.
    Somos moradores de São Gonçalo-RJ.Fico no aguardo.

    Atenciosamente

    Cassiana Lopes

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *